UM CASAMENTOSURPRESA”_ em Itália

Este foi verdadeiramente o primeiro casamento em que fui fotógrafa e o casamento que me deixou o bichinho… Até que conheci o Nuno, e ganhámos coragem para criar a Pinha Pinhão e tornar visível a nossa paixão pela fotografia.

Agora, a história mais hilariante do ano de 2017… O Manel, o noivo, queria pedir a Susana em casamento e casar em Itália - tudo isto organizado em segredo, de forma a ser surpresa para a noiva. Ambicioso, certo? A ideia do noivo era organizar um pequeno casamento surpresa e para isso pediu ajuda a mim e a outra amiga. Lógico que alinhámos na hora e não parámos mais de pensar no assunto!

Sabíamos apenas que o casamento iria ser em Setembro, em Itália, na zona da costa Amalfitana. 

Começámos a procurar locais e pedir orçamentos, a tentar perceber como funcionava o casamento civil no estrangeiro, escolher o vestido de noiva… - eu sei, loucura total!

Os meses foram passando e não encontrávamos nenhum local que correspondesse ao que tínhamos idealizado (e ao que sabíamos que a noiva ia gostar). Numa tentativa quase desesperada, começámos a procurar um Airbnb e encontrámos um lugar incrível, mágico, o Domus Laeta numa pequena vila chamada Giungano, em Salerno. 

Incrível, certo? Reservámos o fim de semana, o proprietário alinhou na nossa ideia e até tivemos direito a comidinha italiana caseira, feita pela mãe do proprietário - tudo o resto, entre amigos haveríamos de conseguir tratar.

Continuávamos “apenas” com o mega problema do VESTIDO DE NOIVA!!! Como é que iriamos escolher um vestido para uma noiva que não sabe que vai casar? Ainda não tínhamos resolvido o problema quando soubemos que a noiva, MATREIRA, tinha descoberto a surpresa. Foi uma grande desilusão - confesso que fiquei chateada pela surpresa ter sido um “flop”, mas a verdade é que acabou por ser tão ou mais incrível. A Susana adorou o local e ficou super feliz (e muito nervosa) com a ideia de ir casar em Itália. A melhor parte dela ter descoberto a surpresa? Escolheu o vestido que queria e ficou linda!

O casamento, que começou por ser só com 8 convidados, acabou por ter à volta de 50 (que alinharam todos nesta aventura em Itália). Os noivos casaram no civil em Portugal uns dias antes e em Itália fizeram a cerimónia de troca de votos, copo de água e festa. Não sabemos como teria sido se a surpresa não tivesse sido descoberta, mas sabemos que assim resultou num dos melhores fins de semana das nossas vidas.

Planeámos tudo: desenhei os menus e marcadores de mesas, maquilhagem e cabelo foi feito entre amigas, comprámos o bouquet numa florista local e as fotografias estavam garantidas por mim. Dois amigos dirigiram a cerimónia e fizemos também as playlists para todos os momentos. E estava organizado um casamento à distância, “simples”, íntimo e incrível (não digam a ninguém mas, se precisarem de dicas de organização, design ou até ajuda com o bouquet, somos especialistas!).

O casamento não foi só um dia: foram meses de preparação, ansiedade e excitação, que culminaram num fim de semana épico, num local maravilhoso e improvável no meio de Itália. Adorava que fosse hoje pois sei que eu e o Nuno iríamos explorar este lugar ao máximo. 

Ficam aqui algumas das fotografias: sem uma grande máquina, com uma edição ainda muito amadora, mas um amor e dedicação gigante. Como era também madrinha dos noivos, não iria conseguir fotografar todos os momentos e contei com duas grandes ajudas: uma amiga que ficou com a minha máquina durante a cerimónia, e o primo do noivo, João, que tirou fotografias maravilhosas durante todo o dia.

O melhor de tudo? Em Setembro de 2022 vamos voltar para celebrar os 5 anos e renovar votos - aí sim, com cobertura Pinha Pinhão.


Beijinho, Ana Rita

Using Format